Cosméticos na Gestação

28/02/2021

Umas das perguntas mais feitas em consulta de pre natal é quanto a segurança no uso de produtos cosméticos, por isso preparei algumas informaçoes que devem ajudar a esclarecer as duvidas das futuras mamães.

 Produtos cosméticos mais questionados:

  1. Fotoprotetores (Protetor solar):

O espectro UV da radiação solar tem efeitos reconhecidos no envelhecimento da pele, desenvolvimento de queimaduras, lesões pré malignas e malignas da pele, bem como imunossupressão e fotossensibilidade

Filtros solares são considerados a primeira linha de proteção contra essa radiação e seus efeitos deletérios. Além de serem considerados como prevenção e/ou tratamento de diferentes doenças de pele, como: melasma, dermatose actínica crônica, erupção polimorfa a luz, lúpus eritematoso sistêmico e foto alergias.

Entre as modificações gestacionais da pele que tem relação com a gestação, destaca-se o melasma, que é uma condição adquirida de pigmentação na pele em areas foto expostas, principalmente face.  Mais comum no segundo trimestre gestacional, atinge 50 a 70% das gestantes e pode iniciar ou agravar com a gravidez.

O tratamento do melasma é um desafio, sendo a Fotoproteção a medida central e primordial deste tratamento, e durante a gestação, a única opção segura.

Os benefícios do uso diário de filtros solares com ampla proteção UVA e UVB são amplamente demonstrados e os riscos mínimos, por isso recomenda-se seu uso a todas as pessoas, inclusive às gestantes.

2. Hidratantes corporais:

Em sua maioria bastante seguros e indicados a gestante, apenas aqueles que possuem ureia em concentração 3% ou mais em sua formulação, estão proscritos durante a gestação pelo possível potencial de risco fetal associado

3. Clareadores de Pelo:

A maioria tem como base de produção a água oxigenada e não ha informações contundentes de sua segurança para o uso durante o período gestacional e portanto deve ser evitado, especialmente no primeiro e segundo trimestres.

Existem alguns clareadores que podem ser usados como aqueles com acido kojico e abrutam, porém sempre após o primeiro trimestre e devem ser evitados os clareadores com hidroquinona e ácido retinóico,

4. Tintura de cabelo:

Existem estudos fracos ligando tinturas permanentes, especialmente aquelas com base de amônia, a tumor de Wilms fetal e aumento da taxa de aborto. Porém devido a falta de informações de segurança, esses produtos devem ser evitados, dando preferência para produtos temporários (tonalizante/henna), e apenas após o primeiro trimestre (12 semanas )

5. Alisamento e permanente:

Usualmente feito com produtos a base de tioglicolato de amônia ou de cálcio, para os quais não ha informações contundentes de segurança de uso durante o período gestacional, deve ser evitado, especialmente no primeiro e segundo trimestres.

6. Maquiagem:

A excessão de produtos que possuam chumbo, mercúrio, vitamina A e derivados em sua formulação, que podem ser teratogenicos, o uso de maquiagem parece ser seguro na gestação

*
*
*

Colaboração @dermatoanamariapinheiro

Informações retiradas de:

"Costa, A.;Alves, G.; Azulay, L. Doenças pulmonares obstrutivas crônicas. In: Costa, A.; Fagundes, D.S.; Oliveira, L.B.; Florez-White, M.; Biasi, T. B. Dermatologia e Gravidez. 1. ed. Rio de Janeiro: Elseviee, 2009. cap. 45, p. 437-445"